Como escolher o nome para o seu bebé

A importância de escolher o nome para o seu bebé

landscape-1458319298-baby-names-beautiful-index

O nome que temos é muito importante, pode gostarmos ou não, e até há quem diga que marca a nossa personalidade… seja como for, não é uma responsabilidade menor a de escolher o nome do nosso bebê. Pensamos que o acompanhará toda a vida, e que pode ficar muito bonito quando é bebê, mas depois de grande, teremos que explicar por que se chama assim.
A pergunta chega embora o nome seja muito comum, mas é um nome estranho, diferente ou extravagante, a questão chegará a tenra idade, porque você vai notar a cara “estranha” que podem ser seus amigos e as professoras quando você os contactar.

Posso colocar qualquer nome para meu bebê?

Na verdade, você não pode colocar qualquer nome para o seu filho; existem em todos os países as leis que regulamentam a forma de impor o nome dos filhos e restringem, em alguns casos, o uso de nomes ambíguos ao sexo da criança, que sejam contrários aos costumes do país, ridículos, que seja igual ao de irmãos vivos ou idênticos ao sobrenome.
Em contrapartida, é sabido que nos Estados Unidos as crianças podem colocar em quase qualquer nome, e os famosos são os especialistas neste assunto. Veja mais sobre o assunto aqui clicando aqui.

Será que um nome pode causar algum problema na criança?

Na realidade, não há estudos confiáveis que indiquem que o nome de uma pessoa pode causar problemas psicológicos. O que sim é certo é que se não tivermos cuidado ao escolher o nome que podemos dar pé para que no futuro seja objeto de zombaria ou tenha problemas burocráticos.

O melhor será escolher nomes que não façam referência a nada em particular, que não faça jogo de palavras com o nome ou que seja muito sofisticado ou difíceis de escrever ou pronunciar. Veja aqui o significado do nome William.

Posso inventar o nome para meu bebê?

Digamos que não seria inventar, mas escolher um pouco conhecido, desde que não contradiga a lei do país. No caso de que o registo das pessoas não se deixem indicá-lo, você pode consultar o juiz de plantão para que lhe explique as razões por que você pode ou não usá-lo. Talvez venha a apresentar alguma prova de que esse nome existe e é utilizado em algum país ou cultura.

Há variedade de livros e sites na internet onde você pode encontrar os nomes mais usados em determinadas décadas, os significados e as datas de seus santos, a origem e outros dados interessantes, para que, quando seu filho te perguntar você pode contar com detalhes por que você escolheu esse nome.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *